Cachoeira de Leao 2

Sossego é uma das palavras que pode definir a cidade de Barão de Cocais, são pouco mais de 24 mil pessoas que vivem no local. Os atrativos são vários e poderiam atrair centenas de turistas mensalmente, porém, o marketing turístico não é um ponto forte do município. Apresentamos aqui algumas opções de passeio na cidade e, por fim, falamos um pouco sobre o famoso biscoito de cachaça.

Cachoeira de Cocais

Quem gosta de esportes radicais ficará encantado com a Cachoeira de Cocais, também conhecida como Cachoeira da Pedra Pintada, ela fica na Serra da Conceição, a 10 km da Vila de Cocais. Nessa região cheia de lindas cachoeiras, a Cachoeira de Cocais é uma das mais impressionantes. No local há dez quedas d’água, todas surgem de uma montanha de pedra que possui mais de 30 metros de altura. Além da beleza magnífica, é possível praticar mountain bike, canyoning e trekking. Vale lembrar que a caminhada até o local é pesada, com subidas e descidas íngremes, com aproximadamente 13 km de caminho.

Cachoeira Cocais

 

Sítio Arqueológico Pedra Pintada

É em Barão dos Cocais que está localizado um dos sítios arqueológicos mais grandiosos de Minas Gerais, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada. O local abriga um gigante painel com 122 pinturas rupestres, estima-se a datação em 7 mil anos. Sugere-se o período seco que vai de abril a outubro para o passeio. As temperaturas mais amenas são em junho e julho, clima que facilita as caminhadas.

O caminho para o Sítio Arqueológico Pedra Pintada inicia ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. É preciso agendar visita pelos telefones (31) 9718-2923 / 9998-9419. A taxa de entrada é de R$ 5,00.

Pedra Pintada 2

 

Biscoito de cachaça, já provou?

Quem passa por Barão dos Cocais não pode deixar de provar uma das suas iguarias, o biscoito de cachaça. Embora desperte a curiosidade de quem aprecia uma cachacinha, a guloseima está longe de deixar alguém bêbado, pois durante o preparo o álcool evapora, ficando apenas um leve gostinho de cachaça.

biscoito cachaça

Para quem gosta de se aventurar na cozinha, conseguimos a receita típica do biscoito de cachaça. Quer testar? Vamos lá!

Biscoito de cachaça

Ingredientes

6 colheres (sopa) de açúcar fino

6 colheres (sopa) de cachaça

1 colher (café) de sal

2 colheres (sopa) de fermento em pó

Trigo (observar o ponto)

 

Modo de preparo

1) Em uma tigela junte os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga. Misture bem.

2) Adicione o trigo e o fermento e misture.

3) Despeje a cachaça e sove bem a massa.

4) Utilize um rolo de macarrão para abrir a massa, deixe-a com aproximadamente 1 cm de espessura.

5) Corte a massa em tiras de 1 cm x 10 cm e torça cada uma.

6) Unte uma forma com óleo e asse a massa a 180 graus por 20 minutos, até dourar. Deixe esfriar e despeje em uma bacia.

7) Para fazer a calda, em uma panela coloque uma xícara de açúcar e meia xícara de água, deixe no fogo e mexa até formar um fio fino e firme.

8) Despeje a calda em cima do biscoito, mexa-os dentro da bacia até espalhar bem. Espere cristalizar e sirva.